Congelamento ou doação de óvulos está sendo cada vez mais usado para adiar a maternidade

Fico tão feliz por poder abordar diversos assuntos relacionados à maternidade aqui no blog.. Recebo tantos e-mails e comments de mamães tentantes, que sonham em um dia poder gerar um filho. Hoje mais do que nunca a medicina ajuda e muito essa realização...
Vim falar um pouquinho pra vocês sobre congelamento e doação de óvulos... métodos que estão sendo cada vez mais usados para ou adiar a maternidade ou por casais que não conseguem engravidar.


Adiar a maternidade é uma realidade cada vez mais comum. A grande preocupação dos casais atuais é conquistar a estabilidade financeira e consecutivamente dar mais segurança a nova família.


Além das motivações pessoais de cada casal, existem outras razões para o congelamento, como por questões de segurança, mulheres entre 30 e 35 anos de idade e que não tiveram a oportunidade de construir uma família poderá preservar(guardar) os seus óvulos para usá-los depois(até 5 anos), caso seja necessário um tratamento quimioterápico por apresentar câncer, poderá preservar seus óvulos, ou tecido ovariano para após o término do tratamento oncológico.


Na novela Fina Estampa, a personagem Esther (Júlia Lemmertz) decide engravidar após anos de casamento. Neste caso, será feita uma fertilização in vitro (método de reprodução assistida) com óvulos de uma doadora. Mas como funciona esse processo?


Entenda o processo de Congelamento de Óvulos
Ginecologista, especialista em reprodução humana e diretor médico da clínica de inseminação artificial Ferticlin, Raul Nakano explica que o ideal é congelar os óvulos antes dos 35 anos, já que após essa idade a qualidade dos óvulos começa a cair. “Para congelar os óvulos, a mulher toma medicamentos por alguns dias para estimular a ovulação. Na sequência, os óvulos são aspirados em um procedimento indolor, semelhante a uma ultrassonografia transvaginal”, explica o médico. Os óvulos são congelados em nitrogênio líquido através de uma técnica conhecida como vitrificação.






Congelamento de Óvulos não é garantia de gravidez


De acordo com o ginecologista Raul Nakano, não existe garantia de gravidez na fertilização in vitro – seja a partir dos próprios óvulos congelados ou oriundos de doadoras. “Uma mulher sem problemas de fertilidade tem 20% de chance de engravidar a cada ciclo menstrual. No caso da fertilização de óvulos doados ou congelados, a chance de ter sucesso é de mais de 50% em mulheres até 30 anos. Após essa idade, a probabilidade de gerar um bebê fica entre 30 e 50%”, ressalta o médico.
Ele explica que costuma ser necessária mais de uma tentativa para que a mulher consiga engravidar, mas a cada novo procedimento o número de grávidas aumentam. “A cada três tentativas de transferir os embriões para o útero, a chance de estar grávida pode chegar a 80%”, explica o especialista.


Apesar da novela ter trazido o tema agora, a técnica de Congelamento de Óvulos existe desde a década de 90, porém com baixíssima taxa de sucesso de gravidez. O marco desta técnica foi o aparecimento das Técnicas de Vítrificação chamado CryoTop ou VitriIngá em 2006 com altas taxas de sucesso, onde se adotou o “congelamento” rápido (vitrificação), que além de ser mais simples e demandar pouco tempo, consegue evitar  danos celulares, até então muito freqüentes, quando se aplicava a técnica de “congelamento” lento.


Se interessou?
Confira o endereço e telefones para contato da Ferticlin
- Av. Indianópolis, 1960 - Planalto Paulista - São Paulo - SP - 04062-002
- Telefones: + 55 (11) 5581 2045 / 5581 3566
Que entrar em contato com a clínica? Acesse a página: http://www.ferticlin.com.br/contato.php

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sara, muito interessante essa matéria. Eu sou tentante há 5 anos, mas acredito que se eu não conseguir engravidar até o fim desse ano eu devo partir para algum método parecido. Legal saber dessa clínica aqui em São Paulo. Beijos. Amanda

Anônimo disse...

Sara,estou como anônimo porque tenho vergonha de te falar isto pelo facebook.Bem,eu não quero que você vá pros Estados Unidos.Por favor Sara,não vá.Gosto tanto de acompanhar o desenvolvimento de sua filha.Sabendo que você esta no Brasil,e um dia talvez terei a oportunidade de conhece-la.Há anos tento engravidar e nunca consegui (mesmo com eximinação).Já tive abortos expôntaneos três vezes.E através do seu blog e outras redes sociais supro esse desejo de ser mãe.Você me dá força todos os dias,para continuar tentando ter um filho.Agora que você vai embora,será tão triste.Já morei nos Estados Unidos,durante um ano.E lá não é tao bom quanto parece.As pessoas de lá são muito frias e quando você diz que é brasileiro,é como se fosse um lixo.Eu sei que você esta entregando tudo nas mão de Deus,também creio na força divina.Mas Sara,aqui no Brasil (apesar de toda a violência)as pessoas tem muito amor no coração.Nos E.U.A não.Os americanos só pensam em dinheiro,consumismo e só em si próprios.Pensam que são os donos do mundo(como podemos ver a represália que países asiáticos sofre).Já parou para pensar:sua filha será alfabetizada em inglês,e quando você se encontrar com sua família?será difícil a comunicação entre ela e eles.Você ficará longe da sua família Sara.Bem,desejo tudo de bom pra você.Um abraço de um coração partido.

Marcelo Meirelles disse...

Participe da promoção de 2 anos do @pedbrasil e concorra a muitos prêmios! http://kingo.to/10pL

Prêmio especial para quem tem blog!

Sara disse...

Não se preocupe... tudo na nossa vida é decidido através de muita oração.. Deus está a frente de tudo... Sabemos muito bem que os Estados Unidos não é um país perfeito... muito menos o Brasil.. e que frieza humana vai haver em todos os lugares...
Fico feliz com toda a preocupação.. pq isso demonstra carinho.. cuidado... Mas quero te dizer que realmente estamos muito certos do que estamos fazendo... Continuarei com o blog mais do que nunca.. pois toda a minha família estará acompanhando o crescimento de Lavinia... e tb não farei nenhum loucura por lá.. pra isso estamos indo com visto e tudo certinho.. pq quando a gente quiser voltar pro Brasil pra matar as saudades, podremos fazer isso tranquilamente... Mais uma vez obrigada.. e beijos..