Seis Mitos Sobre Gravidez...

Lendo o portal Terra.com esses dias, vi essa matéria e achei interessante colocar aqui... na verdade pra nós mamães de primera viagem, é sempre importante saber se são verdadeiras ou não todas as informações que chegam até nós... Nem sempre nos lembramos de perguntar para nosso GO...

Médicos desvendam seis mitos da gravidez


É mito a história de que a
gestante deve comer por dois


O exame de gravidez deu positivo. Depois da alegria geral, começa uma onda de palpites. Todo mundo acha que sabe tudo sobre gravidez e sempre tem algo a dizer. "As grávidas precisam por dois" ou "Não pode comer chocolate porque dá cólicas no feto" são frases clássicas. Enfim, durante essa fase, as futuras mães são "bombardeadas" por mitos e superstições, muitas vezes sem fundamento científico, e que geram confusão.

Para diminuir a preocupação das grávidas, a obstetra Mery Lubna, da Paraná Clínicas, de Curitiba, e o ginecologista Luciano de Melo Pompei, membro da Febrasgo (Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia), de São Paulo, desvendaram seis mitos da gravidez.

1. Grávidas sentem mais calor
VERDADE - Em geral, a gestante tem menos tolerância ao calor porque os hormônios fazem com que haja um aumento da reserva de gordura no corpo, o que contribui para essa sensação térmica. Com a chegada dos dias quentes de verão, a grávida também transpira mais, o que facilita a perda de líquidos e sais minerais.

2. Comer chocolate durante a gestação provoca cólicas no feto
MITO - O consumo de grandes quantidades de chocolate provoca cólicas em recém-nascidos e não no feto, segundo alguns pediatras, mas essa opinião não é unânime. Portanto, as mulheres grávidas podem comer chocolate, desde que com moderação, devido ao grande valor calórico do alimento. A ingestão em excesso de doces em geral aumenta o peso e, conseqüentemente, o risco de desenvolver doenças como diabetes da gravidez e pré-eclampsia (pressão alta, edema e liberação de proteína na urina).

3. As grávidas precisam comer por dois
MITO - A grávida deve ganhar de 8 a 12 kg. A alimentação nessa fase tem inúmeras finalidades, entre elas manter a gestante saudável, contribuir para a formação adequada do feto e armazenar nutrientes para a fase da amamentação. Focada mais na qualidade do que na quantidade, a dieta deve ter um pequeno aumento calórico e variação de nutrientes. É bom lembrar que se deve evitar o excesso de carboidratos, dando mais prioridade a proteínas, frutas, verduras e cereais.

4. Ficar sem comer aumenta o enjôo
VERDADE - As gestantes não devem ficar longos períodos sem comer, pois a liberação de ácidos no estômago vazio provoca o aumento dos enjôos. Além disso, o jejum aumenta os riscos de hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue), que, além dos enjôos, pode acarretar tonturas. A solução é a dieta fracionada: comer porções de seis a sete vezes por dia.

5. A prática sexual pode prejudicar o bebê
MITO - Após as primeiras consultas, o obstetra terá condições de liberar, ou não, a gestante para a prática de relações sexuais. De acordo com estudos, durante o ato sexual ocorre o aumento do fluxo sanguíneo na região da bacia e isso aumenta a oxigenação fetal. A prática sexual não é recomendada em casos de anormalidades, como dilatação do colo do útero (que geralmente ocorre no último mês da gestação), sangramentos vaginais e trabalho de parto prematuro.

6. A gestante não deve praticar exercícios físicos no primeiro trimestre
MITO - Como o primeiro trimestre é período de maior chance de abortamento (de 10% a 15% dos abortos espontâneos acontecem nessa fase), criou-se o mito. Mas a atividade física pode ser indicada no começo da gravidez, desde que a mulher passe por uma avaliação médica completa e esteja livre de fatores de risco. É claro que se for sedentária, deve ir com mais calma. Os exercícios mais indicados são os de baixo impacto como caminhadas, ioga, natação e hidroginástica.

Um dica é anotar cada dúvida que surgir, e assim, na próxima ida ao GO, esclarecer tudo...

Queria agradecer as pessoas que comentaram aqui ontem... Esse espaço aqui tb serve como desabafo... e mtas vezes eu não gosto de sair despejando isso em todo mundo... pq nada mais chato do que chegar triste nos cantos e estragar a alegria de todo mundo né??? Por isso não comentei Lorena Mariaaaa.. rss...
Faça ou desfaça (visitei seu blog, e ainda não descobri o teu nome.. rs) obrigada pelas palavras... e Patty.. obrigada tb.. pode deixar q vou dar um grito la no msn... Manu tb rsss
beijossss a todas e obrigada pelo carinho viu??? DEUS É FIEL!!!! ;)

4 comentários:

Thania disse...

Ah eu vou começar a tomar nota das dicas q vc dá...rs...
Adorei essa dos mitos e verdades!
Tem coisa q a gente acha e bate o pé q é, e ñ é bem por aí né? rs

Bjoxxx

disse...

Apesar de não estar gravida, eu adoro esses assuntos...
Beijos!!!

Dina ღ disse...

Oiiiiiiiii
Ah eu li esse mesmo artigo ontm rsrsrs aiaiaiiiiii... mas é pura verdade... falam tantas coisas q não podemos fazer, parece que gravidez é doença. Bjs

Michelle disse...

Adoreiii esse post!
D++++