12 semanas...

3 meses

Ontem foi a sessão fotos... rsss.. eu e meu marido tentando captar a minha humilde barriguinha. Não vejo a hora dela crescer logo.. rsss...
Bom.. estava em uma comunidade do Orkut, conversando com mamães que também terão suas crias em novembro, rs, e fiquei impressionada com o tamanho do bebê delas...
O meu na semana passada, como relatei aqui, estava com apenas 4,3 cm.. e vejo mamães comentando que seus bebês já tem até 9 cm na mesma época de gestação... Será normal???
Vejo fotos tb de mamães com suuuuuper barrigões com 14 semanas... Será que a minha vai crescer tanto nas próximas 2 semanas??? Espero que sim..

Essa noite não consegui dormir... quer dizer, nem foi apenas essa noite... mas a ausência de boas noites de sono tem sido uma constante... Sono eu sinto, e muuuuito... O que acontece é que mesmo sem ainda ter uma barriga grandinha, já sinto um incômodo mto grande ao deitar na cama... Não encontro posição confortável que me permita relaxar a ponto de dormir...
Sinto também muito cansaço.. falta de ar... E tudo começa no finalzinho do dia e se estende pela madrugada... Isso acontece ou aconteceu com alguém aqui???

No mais, está tudo bem graças a Deus.. nada de enjôos ou coisas do tipo... somente a velha azia.. rs
Parece que a minha fome está diminuindo... Talvez até pelo fato de eu estar mais atenta (fora fins de semana rs) com o que como... e assim meu corpo se acostumando com uma quantidade menor de comida... Menor, porém adequada...

Meu lindo marido e futuro papai virou um espécie de procurador oficial de matérias sobre grávidas na internet.. rss.. Ontem ele mandou pro meu e-mail uma lista de alimentos que podem ou não ser consumidos... Entre eles o peixe....

- amor, você não vai poder comer sushi durante a gravidez, disse ele...
- ann? mas minha médica disse que não tem problema
- tem sim, o site que eu li é especializado em bebês e falou que não pode...

Agora imaginem a minha cara de ué quando ele disse isso.. Pq eu simplesmente AMOOO sushi..
Bom, e não conformada, rs, hoje ao chegar no trabalho fui logo atras de uma explicação plausível para essa proibição, e NÃO achei... Muito pelo contrário, peixe faz muito bem pra saúde de nós mamães e dos bebês :)
Acontece que não é todo tipo de peixe.. vejam:

O peixe é uma parte importante de uma dieta saudável na gravidez. Peixes fornecem ácidos graxos ômega-3 que podem ajudar a construir as retinas, sistemas cerebrais, e sistema nervoso do bebê. Omega-3 também reduzir suas chances de desenvolver pré-eclâmpsia. No entanto, certos peixes têm níveis muito elevados de metilmercúrio. Metil mercúrio pode causar severos danos neurológicos e problemas de desenvolvimento no bebê, por isso é importante evitar peixes que são ricos em metilmercúrio. Tente limitar o seu consumo de peixe em cerca de 350 gramas por semana para manter uma dieta saudável durante a gestação. Também evite peixes que tem altas concentrações de mercúrio, incluindo:

EVITE peixes que tem altas concentrações de mercúrio, incluindo:

* Garoupa
* Tubarão
* Espadarte (peixe-espada)
* Cação
* Marlin

Peixes que PODEM ser comidos incluem:

*Salmão
*Truta
*Arenque
*Sardinha
*Enguia
*Atum fresco

E fora os benefícios citados acima, eu trouxe links de algumas matérias bem bacanas que explicam melhor o porque de o peixe fazer tão bem para o nosso bebê..
E se você não quiser arriscar o peixe cru.. não se preocupe... se jogue no salmão assado e nos hot rolls da vida :)

Grande beijo...

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Sara,

Também estou grávida. Exatamente hoje faço 14 semanas. Também tinha a mesma dúvida que você em relação a sushi - EU AMO !!!! - e a explicação que dois médicos diferentes me deram foi que o sushi, bem como alguns alimentos crús, podem estar contaminados com a salmonela, o que é extremamente pejudicial ao bebê. Por via das dúvidas é bom evitar alimentos crus ou mal passados. Afinal de contas 9 meses passam rapidinho.
beijos e parabéns.
Dri Aguiar

Vane disse...

Olá amiga Sara!!!Passeipra saber de vc e vi que está super bem...adoro visitar seu cntinho, mas ando meio sem tempo...mas agora deu uma acalmada no trabalho e sempre q der venho te visitar pra acompanhar a tua gestação...com o que as amigas grávidas contam e acabo me sentindo um pouco grávida tbm...mas não vejo a hora de tbm poder sentir isso de verdade...Um beijo bem grande pra vc e outro no bb.
Fiquem com Deus!

chris disse...

Oie.... Linda, na gravidez temos realmente mta falta de ar e bastante cansaço. Isto tudo é mto normal... qdo eu não conseguia dormir da minha primeira gravidez, eu comecei a fazer o seguinte: colocava de dois a tres travesseiros entre as costas e a nuca e nos braços. Ficava em uma posição quase sentada, mas conseguia relaxar e dormir. Qto a azia, algo q me ajudou mto, foi na hr em que eu sentia mto, comer uma bolacha agua e sal. Mas, nao abuse por conta do sal ok???!!! Qdo puder te dar mais dicar eu dou ok????? Afinal já sou mãe duas vezes e foram totalmente diferentes uma da outra!!!
bjks
p.s. Vc está lindissima!!!!!!

Anônimo disse...

Oi Sara..
Tudo bem?!
Leio todos os seus blogs e só hoje tive coragem de comentar..
O salmao esta liberado...
O que nao pode e come-lo Cru - devido as contaminacoes (imagino o problemao em esquecer o Sushi por 9 meses)...Mas e por uma otima causa!? nao e mesmo?!
Mas pode comer salmao grelhadinho com molho de maracuja (delicia)... Inventar na cozinha sei q e sua expecialidade!
beijos
Viviane

Fernanda Figueiró disse...

Oi Sara,
Eu tambem estou de 14 de semanas e AMO SUSHI, SASHIMI E AFINS..
Estou morando na India, em uma vila e nao existe nem 1 restaurante Japones :-(, outro dia o maridao pra me agradar me levou num hotel 5 estrelas, so p/ eu comer salmao defumado..
Uma noite dessas ate sonhei que estava comendo sushi e acordei com agua na boca no meio da madrugada e tive que me contentar com cream crakers..
Enfim mas quando voltar ao Brasil pretendo comer, nem que seja so o de pepino, kani and os grelhadinhos, pois tambem li que peixe cru nao 'e indicado durante a gestacao. Enfim, mas qualquer sacrificio 'e valido quando estamos carregando carregando algo tao precioso dentro de nos mesmas.
Ah, adorei o blog, parabens
Abraco
Fernanda

Fernanda Figueiró disse...

Oi Sara,
Eu tambem estou de 14 de semanas e AMO SUSHI, SASHIMI E AFINS..
Estou morando na India, em uma vila e nao existe nem 1 restaurante Japones :-(, outro dia o maridao pra me agradar me levou num hotel 5 estrelas, so p/ eu comer salmao defumado..
Uma noite dessas ate sonhei que estava comendo sushi e acordei com agua na boca no meio da madrugada e tive que me contentar com cream crakers..
Enfim mas quando voltar ao Brasil pretendo comer, nem que seja so o de pepino, kani and os grelhadinhos, pois tambem li que peixe cru nao 'e indicado durante a gestacao. Enfim, mas qualquer sacrificio 'e valido quando estamos carregando carregando algo tao precioso dentro de nos mesmas.
Ah, adorei o blog, parabens
Abraco
Fernanda

valeria disse...

OIeeeeeeeeeee
Fiquei muito feliz em achar vc ...
È muito bom conversarmos com pessoas que passam o mesmo que estamos passando.
Estou gravida de 10 semanas , ja engordei muito , to com uma super barriga , to muiiiiiiiiiiito feliz , ja tenho uma menina linda de 6 anos e agira acho que terei meu menininho .
Também me sinto muito cansada e com azia , tenho muito enjoo , coisa que não tive da minha filha .
Amuuuuuuuu comida japonesa e estou morrendo de vontade de comer , mas desde que descobri a gravidez , nao comi mais .
Espero que nos comuniquemos durante a gravidez toda , meu baby esta previsto para 25/11 e o seu ????

Mara disse...

Ola,
Estou de 11 semanas e o meu bebe esta com 3,8 cm o que é normal , não tenho mais enjoos , mas o sushi está sendo um problema leio que pode em alguns lugares e que não pode em outros ,estou morrendo de vontade de comer acho que vou optar por feitos com frutas , beijoss.

Ana Paula disse...

Olá Sara
Estou com 13 semanas e vai ser difícil esquecer a comida japonesa, mas o problema do peixe cru alem da bactéria é a toxoplasmose e outra coisa que meu marido que é medico pesquisou é que a comida crua destrói a vitamina b12, então é melhor evitar, tem ginecologista que proíbe e outros não.

Jenna disse...

O PROBLEMA É COMER O PEIXE CRU, QUE PODE CONTER SALMONELA. E NEM TODOS OS TIPOS DE PEIXE PODEM SER CONSUMIDOS MESMO COZIDOS PELAS GRÁVIDAS, POIS ALGUNS CONTÉM NÍVEIS ALTOS DE MERCÚRIO QUE TAMBÉM FAZEM MAL AO BEBÊ. O MELHOR É PERGUNTAR AO SEU MÉDICO. ABÇS.