Aumento de Peso na gravidez...


Essas duas palavrinhas "aumento" e "peso" acabando se tornando um grande pesadelos para nós mamães... E navegando em uma site que gosto muito, o BabyCenter, pude ler um pouquinho mais sobre essa assunto, sobre o ganho normal de peso para cada pessoa, o que pode comer, o que devemos evitar... muito útil... Mas, primeiro vou deixar aqui uma matéria que é bastante explicita em relação à que "temos sim que engordar" .. Claro que a regrinha abaixo não se aplica a todas, pode acontecer que a gente engorde menos ou um pouquinho a mais... Mas esse é o normal...

Qual é o ganho de peso ideal na gravidez?

Antes de qualquer coisa, ponha na sua cabeça que não tem jeito, você vai engordar. O ganho de peso é necessário porque seu corpo está crescendo e mudando, para proporcionar as melhores condições ao bebê. Veja para onde vão os quilos extras:

Ao nascer, o bebê vai pesar em torno de 3 kg.

Ao longo da gravidez, a camada muscular do seu útero cresce bastante, e passa a pesar 900 g a mais.

A placenta, que nutre o bebê, pesa 600 g ao final da gravidez.

Seus seios aumentam de tamanho e pesam 400 g a mais.

O volume de sangue que circula no seu corpo cresce, e todo o sangue extra pesa 1,2 kg.

Você acumula líquido no organismo, além do líquido amniótico que envolve o bebê, num total em média de 2,6 kg.

Além disso, você acumula gordura no corpo durante a gravidez para garantir um estoque extra de energia para a fase da amamentação. Esse total é de cerca de 2,5 kg.

Portanto, ao final da gravidez, por essa mé
dia, você estaria pesando 11,2 kg a mais do que pesava antes de engravidar. É claro que as coisas não funcionam bem assim, já que ninguém é uma média.

Para calcular direitinho o ganho de acordo com seu peso anterior à gestação e sua altura, clique na imagem abaixo.


E em relação aos alimentos???

Não precisa se estressar com a alimentação. Basta ser razoável. Uma mulher grávida precisa de cerca de 2.500 calorias por dia. Uma alimentação sensata é a que tem cinco porções de frutas, verduras e legumes por dia, e alimentos de todos os grupos:

• Cerca de 10 por cento das suas calorias deve vir de proteínas, como carne, peixe, ovos e grãos.

• Cerca de 35 por cento das suas calorias deve vir de derivados do leite, como manteiga e queijo, e de gordura (por exemplo a gordura da carne ou do frango, nozes e amêndoas etc.). A proporção é um pouco menor para quem está acima do peso.

• Cerca de 55 por cento das suas calorias (a maior parte) deve vir dos carboidratos, como pão, macarrão, arroz, feijão e cereais em geral. Produtos integrais são melhores que os feitos com farinha branca. Além de mais saudáveis, eles prolongam a sensação de saciedade.

Não há problema em comer um chocolate de vez em quando, mas não se esqueça de que quase tudo o que você engordar na gravidez vai continuar no seu corpo por um tempo depois que o bebê nascer. Emagrecer logo depois do parto não é lá muito fácil.

Estou grávida e agora fiquei ainda mais louca por chocolate. Posso comer sem medo?

Boa notícia: pode! Os especialistas dizem que a quantidade de cafeína presente no chocolate é pequena e, mesmo assim, não há nada que comprove que o consumo moderado de alimentos que contenham cafeína possa ser prejudicial às gestantes ou aos bebês.

Na verdade, há até um estudo finlandês mostrando que mulheres que comeram chocolate durante a gravidez acabaram tendo bebês mais tranquilos.

Outra pesquisa indica ainda que o chocolate, especialmente o tipo meio-amargo, pode ajudar a prevenir complicações da gravidez como a pré-eclâmpsia (caracterizada pelo aumento excessivo da pressão e a presença de proteína na urina).

Claro que a moderação deve ser sempre a norma, já que chocolate demais pode dar enjôo e, ainda por cima, fazer você engordar além da conta, por ser um alimento calórico.

Créditos:
Matéria: Baby Center Brasil
Foto: Getty Images

12 comentários:

Mayra Laryssa disse...

Ta vendo Sarinha... e vc preocupada em comer ovo de páscoa .
Beijos

Anônimo disse...

eu engordei 30kilo na minha gravidez.é voutei meu peso normal

Anônimo disse...

Estou muito preocupada com meu peso
estou com 5 meses e já engordei 11 ou 12 kg

Anônimo disse...

Estou preocupada,estou gravida de 18 semanas e ja engordei 7 kilos.

Leandra disse...

Também estou muito preocupada com meu aumento de peso, estou com 33 semanas e já aumentei 16,5kg até agora. Minha maior preocupação é de ter alguma problema de saúde até o final da gestação, além de perder todos esses kilos depois que o neném nascer.

Daiane Santos 22 disse...

Meninas na minha primeira gestação engordei exatos 20 kg e depois perdi 24 kg em 8 meses sem dieta....hihihi
mas nessa gravidez to morrendo de medo de engordar de mais afinal nao tenho mais o corpo de 5 anos atras..ui

Anônimo disse...

Estou com 18 semanas e engordei 4 kg, mas é que estou tomando cuidado, pq fiz bariátrica há 2 anos...

Anônimo disse...

Estou de 23 SEMANAS E ENGORDEI 3KG

evelin cristina disse...

estou muito preocupada,estou com 17 semanas e nao engordei absolutamente nada. alias perdi 100 grama... mais a barriguinha esta crescendo, oque devo fazer para engordar mais. pq quero meu filho muito forte e nutrido.

Anônimo disse...

gente alguem me tire essa duvida estou gravida de 6 meses e engordei 9 kilos eu devo ou ñ me preocupar?

Anônimo disse...

estou com 37 semanas e engordei 5kg

Anônimo disse...

To preucupada pq tenho 19anos e minha primeira gravidez e estou cm 5meses e já engordei 11kg ��